quarta-feira, 30 de abril de 2014

Você vem sendo sábio? Ou você apenas tem conhecimento? –Darash 26/04/2014

Bom, inicialmente, no estudo do nosso último encontro do Darash, tivemos como preletor o Sílvio, e o tema do estudo era basicamente, a diferença entre conhecimento, informação e sabedoria. A diferença entre esses três pontos.

No estudo feito anteriormente a esse com o Sílvio, nós tratamos a respeito da diferença entre conhecimento e informação. A diferença entre os dois é que, basicamente, você ter uma informação não te garante conhecimento. O conhecimento vem quando você se aprofunda nessa informação adquirida. Mas qual é a diferença entre esse conhecimento -essa aprofundação nas informações adquiridas- e a sabedoria? Isso é o que foi tratado na nossa última reunião.

Primeiramente, no nosso estudo foram trazidos vários poemas de autoria de Manuel Bandeira. Nós analisamos esses poemas e pudemos perceber o quão grande era a quantia de informações e de conhecimento que esse grande escritor tinha. Porém, ao analisarmos e compararmos a vida dele com a vida de três pessoas analisadas na aula retrasada (Saulo, Michele e Jesus), nós vimos que, ele, sendo o mais inteligente (exceto mais inteligente que Jesus) era o mais infeliz dos quatro. Mas por qual motivo? Por que ele não conheceu a Cristo. Esse era o principal motivo. Uma pessoa pode ter muitos conhecimentos, e muitas informações armazenadas na sua cabeça, porém, a sabedoria, esse dom divino só pode vir à pessoa através de Deus.

Mas afinal, o que seria a sabedoria? Depois de pensarmos e refletirmos, nós pudemos concluir que a sabedoria é quando uma pessoa tem o conhecimento de algo, e pratica esse algo. É quando a pessoa age.

 E, através dessa conclusão, nós vimos dois pontos: a Bíblia sempre irá nos impor limites, e cabe a nós respeitarmos eles. Ou melhor, nós DEVEMOS respeitar eles. Então, basicamente, se os respeitarmos, nós iremos nos tornar mais sábios cada vez mais. E, o outro ponto, era que, mesmo sabendo que a Bíblia é essa fonte tão grande de sabedoria e informações, por que nós não preferimos lê-la ao invés de ler um Jogos Vorazes , por exemplo? Por que o nosso “eu” interior ainda nos domina. Ou melhor, por que nós permitimos que ele nos domine. Nós deixamos e gostamos que ele nos domine. E, assim, vacilamos e acabamos errando no primeiro ponto.

Como cristãos bíblicos, nós precisamos mudar de atitude... Nós precisamos mudar nosso modo de pensar. Não é assim que deve ser: “Ah, eu vou tentar fazer isso...”. Mas, deve ser assim: ”Com a ajuda de Cristo, eu sei que vou conseguir fazer isso!”. No que se refere ao pecado, nós devemos ser bem radicais e bem determinados a deixá-lo, pois, assim conseguiremos ser sábios, e deixaremos, pelo menos um pouco, a nossa “tolice humana” de lado.

Que Deus esteja com cada um de vocês, e que nós possamos nos tornarmos cada vez mais sábios em Cristo Jesus, nosso Senhor e nosso Salvador.



Sola Scriptura, Matheus Silveira.

domingo, 27 de abril de 2014

CRISTO MEU MESTRE

        

         Hoje parei para pensar o quão bom é meu Jesus,
        Ele corrige os meus passos e assim me conduz.
        Mostrou-me seu amor me dando o seu perdão
        E foi assim que eu obtive a eterna salvação.


        Por mim, Ele foi pendurado em uma grande cruz
        E agora em meio às trevas eu sou uma pequena luz.
        Apesar dos problemas que enfrento, sei em quem posso confiar
        Pois Jesus é o único que jamais irá me decepcionar.

        Demorei a entender que precisava de Cristo em meu coração
        Agora que já sei, tenho certeza de que Ele jamais soltará a minha mão.
        Você pode até não acreditar, mas eu estou a esperar
        Pois tenho certeza de que CRISTO MEU MESTRE voltará para me buscar.




                                                                                                    SANDRINI, Laura Eduarda

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Oque é o Darash? (começando a conhecer a Jesus)

          Caro leitor, apesar do meu simples conhecimento na bíblia, desejo compartilhar o texto de Lucas 15:1-10, o qual fala sobre duas parábolas: a ovelha perdida e a dracma perdida. Antes de começar a falar sobre este texto, talvez, ou muito provavelmente você não tenha entendido o título do nosso blog. A palavra Darash é uma palavra Hebraica, que significa uma busca intensa, não uma busca qualquer como um copo de água, mas uma busca minuciosa, diligente, por alguma coisa com valor elevado.

          Entretanto, para o nosso grupo, Darash é também o nome da nossa reunião de jovens, nessas reuniões buscamos saber o que Deus quer para as nossas vidas, como devemos nos portar perante o mundo e muitas outras lições, por isso o tema do blog é: o Darash e sua busca; um trocadilho tanto para nós quanto para vocês. 

          Com o tema já explicado, podemos começar o texto. As duas parábolas falam sobre coisas parecidas. A primeira fala sobre um pastor de ovelhas, que tendo perdido uma delas, deixa as outras no deserto e sai à procura da ovelha perdida, quando a encontra, a alegria é intensa. A segunda fala de uma mulher que perdeu um de seus dracmas (uma moeda da época que equivale a um denário, ou a 10 dólares aproximadamente), varre toda a casa, acende a candeia e a procura diligentemente até acha-la, quando a encontra, se alegra a ponto de chamar suas vizinhas e amigas para comemorar. 

           Tudo bem, o que estas histórias ensinam para a nossa vida? Depois das duas parábolas Jesus disse: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Voltando para Mateus 28:19 e 20, vemos que Jesus deu uma ordem para os apóstolos, contar as boas novas do evangelho para o mundo. Assim como foi dito para os apóstolos, Jesus quer que nós evangelizemos as pessoas ao nosso redor, esta é uma tarefa dada aos filhos de Deus. Ele não nos mandou converter pessoas, só nos mandou mostrar a mensagem da salvação, Deus faz o resto, muda o coração dos escolhidos. Muitos já sabem desse assunto, sabem que precisam evangelizar, mas poucos realmente buscam cumprir esta tarefa. 

           Esta busca não é simples, visto que muitos não querem ouvir o evangelho ou mesmo zombam de quem o prega. Todavia, a tarefa continua, nós no Brasil sofremos apenas zombarias e xingamentos, em alguns países, algumas pessoas perdem a vida por causa do evangelho, assim como antigamente muitos discípulos de Cristo pagaram com suas vidas também. Jesus não nos prometeu que nos livraria dos problemas deste mundo, porém ele prometeu que estaria ao nosso lado, sempre nos ajudando, e no final, receberemos a vitória, pois estaremos com ele no céu, enquanto que seus inimigos estarão no inferno. 

          Resumidamente, Deus quer nos ver buscando de verdade contar ao mundo as boas novas de salvação, quer ver nossa disposição em obedecer as suas ordens. Enfim, temos que buscar primeiramente a vontade de Deus e a sua justiça, porque sabemos que as demais coisas nos serão acrescentadas.     


Lucas Duarte